Como terão reparado, este é um artigo pouco ortodoxo para a linha editorial do Cruzamundos, pouco dada a turismos de conforto e resorts. Mas desta vez não pude resistir. E vocês, sabem onde se localiza a maior piscina do mundo? É na América do Sul. Mais precisamente, no Chile. E, para os amigos do Google Earth e afins, ainda com mais precisão, nestas coordenadas: 33° 20.975’S 71° 39.174’W.
San Alfonso del Mar é um resort turístico perto da cidadezinha de Algarrobo a cerca de 100 km de Santiago do Chile, a capital do país. Inaugurada em Dezembro de 2006 (não esquecer que naquela parte do mundo este mês corresponde ao início de época balnear), terá demorado cerca de cinco anos a construir, custando aos investidores mais de um bilião de Euros (embora me pareça uma quantia exagerada, mesmo tendo em conta as dimensões do projecto). Espera… muito dinheiro…? Segundo parece, as facturas anuais de manutenção rondam os dois milhões de Euros. E nem é preciso pagar muita água, porque a que existe na piscina é bombeada do oceano Pacífico, aquecida pelo sol e mantida à temperatura de 26 graus, que é, “apenas” mais nove graus do que a que existe ali ao lado no mar.
O comprimento é de um quilómetro, numa área total de oito hectares, e contém 250 milhões de litros de água. É também a mais profunda piscina do mundo, chegando aos 35 metros.
Coisas que o Euromilhões não compra. Parece-me estupidamente exagerado, mas se é para bater recordes, tudo bem.
Para um país da América do Sul, parece-me contrastar com algumas carências existentes por todos os países que compõem aquela região do mundo. 1 Km de piscina, é muita piscina.
Já tinha conhecimento desta piscina há uns tempos largos, e também com fotos.
Na verdade…é um exagero e tal como diz o Martinez. Num país da Amárica do Sul, outras coisas seriam bem mais necessárias!
Mas este Continente, é assim mesmo…caracterizado pela existência dos contrastes!