Em conferência de imprensa, previamente agendada para 23 de Janeiro, a Ryanair fez saber as novidades que traz para Lisboa. Um avião estacionado no aeroporto de Portela, marcando o pleno de bases em Portugal (todos os três aeroportos internacionais portugueses são agora bases Ryanair) é uma das notícias. E depois, claro, há novas rotas: Dole, Manchester, Marselha e Pisa.
Do ponto de vista do viajante português, Dole será a menos interessante. Para ser sincero, nunca tinha ouvido falar em Dole, e o Google também não está muito familiarizado com o local, uma vez que uma pesquisa não retorna absolutamente nada na primeira página de resultados. Nem na segunda. Foi necessário passar para a secção de mapas para descobrir que Dole é em França, não muito longe de Dijon, já não muito distante da fronteira Suiça. Será provavelmente uma aposta para servir o mercado de emigrantes portugueses na região? Quanto a Manchester, dispensa apresentações, claro. Será mais uma forma de trazer turistas ingleses para Lisboa do que o oposto, apesar de ter algum interesse como aeroporto de escala, por exemplo e apenas por exemplo, para aproveitar a ligação Easyjet de Machester para a Islândia. Marselha, bom, terá os seus encantos, mas terá também alguma comunidade portuguesa que justifique a aposta? Por fim, Pisa, o aeroporto que serve a grande Florença e a maravilhosa região da Toscânia. Uma rota que poderá colocar muitos portugueses a salivar.
David O’Brien, director comercial da Ryanair, aproveitou para “picar” a TAP, com uma irreverência bem ao estilo da do seu CEO, Michael O’LEary: “As nossas quatro novas rotas de Lisboa irão permitir que os consumidores portugueses e visitantes escapem às tarifas altas da TAP”.
Os bilhetes foram colocados à venda logo no dia a seguir ao da conferência de imprensa, ou seja, na Sexta-feira, e as notícias são boas: por exemplo, para Abril, é possível uma viagem de ida e volta a Pisa por 54 Eur! Para Marselha o preço é o mesmo, embora para Manchester seja um tudo nada mais alto, a rondar os 62 Eur. Para a desconhecida Dole conseguem-se os mesmos 54 Eur, com um pouco de ginástica.
Resumo das rotas e frequências a partir de Lisboa:
Dole – 6 voos semanais
Bruxelas – 28 voos semanais
Dublin – 14 voos semanais
Frankfurt – 8 voos semanais
Londres – 28 voos semanais
Manchester – 8 voos semanais
Marselha – 14 voos semanais
Paris – 14 voos semanais
Pisa – 4 voos semanais