A Espanha foi um dos países mais afectado pela pandemia do COVID-19 mas os números actuais parecem indicar que foi também um dos que melhor recuperou. E neste momento parece tentar reavivar o turismo e as viagens. Para já limitado aos viajantes domésticos, mas depois se verá. Note-se que neste momento nem o movimento entre as províncias de Espanha é permitido, algo que deverá durar até ao dia 22, o que talvez se torne exagerado considerando a evolução da situação.
Nesta primeira fase de reabertura de hotéis a esmagadora maioria dos estabelecimentos optou por se manter encerrada. Talvez por não ser previsto existir um número de clientes que justifique a abertura.
Mesmo os que abriram portas fizeram-no segundo regras apertadas. Os hóspedes podem aceder aos seus quartos e nada mais. Todas as áreas comuns terão que se manter encerradas.
Os visitantes estrangeiros podem entrar no país. Pelo menos em teoria. Porque não haverão muitas pessoas dispostas a viajar para o estrangeiro e terem que se manter em quarentena durante as duas semanas do costume.
A Espanha traçou um plano de reabertura composto por quatro fases que serão aplicadas individualmente em cada província em conformidade com a evolução da situação a nível regional. Assim, há províncias que já em Junho escalarão para fases mais avançadas do plano, que prevêem a reabertura de atracções turísticas.