29 de Janeiro de 2023

Este foi um dia mais tranquilo, usado para relaxar na calma da casa de hóspedes. Algum tempo sentado no muro frente ao mar, a ver o horizonte, os navios que passam ao largo, meras sombras à distância. Um pouco de leitura.

Toma-se o pequeno-almoço de sempre. O tempo passa. A rede esticada entre dois coqueiros espera por mim. Como sempre, ali, apenas o som da folhagem agitada pela brisa marítima.

Na estrada para Fort Kochi a nossa Selecção é acarinhada.

Apenas depois da hora de almoço saímos, rumo a Fort Kochi. Esta tarde será o espectáculo de Khatakali, para o qual nos armámos com a devida antecedência com os bilhetes necessários. Não existem muitas opções – se é que as há – para assistir a uma actuação desta tradicional forma de arte que associa a dança ao teatro. Vamos ao Kerala Kathakali Center, no centro da cidade.

Os visitantes podem optar por aparecer para o espectáculo ou ir mais cedo e assistir a todo o ritual de preparação – especialmente maquilhagem – dos artistas que actuarão. Fomos de facto antes, mas sinceramente não voltaria a decidir assim. A preparação é lenta e monótona. Só para os verdadeiros interessados.


Talvez por já estar tão entediado não apreciei especialmente o espectáculo, que tem também um ritmo bastante lento e é demasiado (para o meu gosto) prolongado. Cheguei a pensar em sair antes do final mas aguentei-me. A sala também tem umas falhas chatas. Do meu lugar tinha em frente aos olhos um elemento decorativo que me impedia de ver o centro do palco. E depois, de uma audiência cheia, não sei se existia um só indiano. Um cenário bem diferente das danças que vimos em Udaipur.

Quando saímos para a rua já era de noite. Estava agora na hora de pensar no jantar. Para variar fomos a outro restaurante – que vinha bem recomendado nos sítios do costume. Foi OK.

Em Cochim joga-se futebol

Passeou-se seguidamente pela zona mais turística, como sempre fervilhante. Visitámos um supermercado, algo refrescante na Índia, onde as compras se fazem geralmente em mercados e pequenas lojas. Saímos com sacos e foi ali mesmo à porta que chamámos um tuk-tuk Uber para regressar a casa para mais um serão tranquilo, desta vez adoçado com abastecimentos frescos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui