Com a aproximação do verão no hemisfério norte sucedem-se as notícias de abertura de diversos países aos turistas estrangeiros que os desejem visitar.
A Tailândia é um dos mais populares destinos turísticos à escala mundial e é portanto com interesse que seguimos a evolução da situação neste país, até porque têm surgido interessantes promoções para se voar até lá desde a Europa.
Contudo o avanço da Tailândia no sentido da abertura tem sido mais prudente do que noutros países. Isto apesar da fraca penetração do vírus no país. Segundo os dados oficiais registaram-se até ao início de Junho cerca de 3.000 casos confirmados. Isto num país com 70 milhões de habitantes. Há 0,8% de óbitos por milhão e e 44 casos por millhão.
Para já, até ao final deste mês a Tailândia permanecerá fechada ao exterior, esperando-se a retoma do fluxo turístico a partir de Julho.
Yuthasak Supasorn, o director da Autoridade de Turismo da Tailândia declarou que só no quarto trimestre deste ano espera ver o turismo regressar ao seu país, e que mesmo assim a entrada de cidadãos estrangeiros poderá excluir alguns países de origem.
Por outro lado, o Bangkok Post publicou uma notícia que diz que a partir de 1 de Julho será possível a entrada no país de cidadãos estrangeiros, mas esta data estará sujeita a confirmação em virtude de novos desenvolvimentos da situação pandémica.