Férias com água quentinha? É ir ao Japão. Na praia de Seagaia os 28 graus estão assegurados. Só tem um detalhe: é uma praia artificial. Afinal, se se vai à piscina, porque não uma piscina gigante que se parece com uma praia? Terá sido isto que os japoneses, cronicamente atacados por verões temperamentais, pensaram.
O local fica situado em Miyazaki, no sul do país e é a maior praia deste tipo no mundo, com 300 metros de comprimento e 100 de largura. Como se isto não fosse já suficientemente espantoso, a “praia” tem uma cobertura amovível, como as que se vêem nos mais modernos estádios. Nos dias cinzentos o tecto, bem fechadinho, recria aquilo que as pessoas querem ver: um perfeito “céu” azul. E nesses dias é mais fácil de controlar a temperatura constante do ar, sempre mantida a 30 graus.
Como estamos no Japão, tudo tem que ser perfeitamente artificial e por isso a “areia” não é bem areia. Essa foi considerado demasiado aborrecida, pegando-se com facilidade à pela. Não, a bela “areia” branca de Seagaia é produzida, não por milhares de anos de erosão, mas em minutos, numa fábrica.
Os bilhetes são surpreendentemente baratos, não ficando muito a dever aos parques de diversão aquáticos que encontramos em Portugal: no Verão, serão 19 Eur. Um passe para três meses, apenas 60 Eur (e para as crianças, metade desse valor).