O website Airline Equality é uma ferramenta preciosa em caso de dúvida ou indecisão. Para que serve e como funciona? Serve para os viajantes partilharem as suas opiniões sobre o serviço recebido nos voos que fazem e nos aeroportos que usam. Tão simples como isso.
Depois, os resultados são disponibilizados. Podem-se com clareza visualizar as médias obtidas, e o número de participantes é tão elevado que se poderá concluir com alguma certeza que os resultados correspondem mais ou menos à realidade, deixando-se de lado a perspectiva das experiências isoladas. Viajar meia dúzia de vezes com uma companhia e ter sempre corrido bem (ou mal) não é muito significativo. Mas ver o que 500 ou 1000 pessoas experimentaram será mais significativo.
Convirá é não esquecer que as pessoas de uma forma geral tendem a ser mais expressivas para protestar do que para elogiar e que este tipo de recolha tende a passar uma imagem mais negativa do que a realidade. Será mesmo assim uma ótima ferramenta para retirar uma ideia geral e para comparar linhas aéreas.
Portanto, o utilizador pode escrever a sua análise, classificando antes a experiência segundo diversos parâmetros: comida e bebidas, entretenimento, conforto da cadeira, qualidade do serviço e relação entre preço e qualidade.
Depois, opcionalmente, poderá participar numa classificação mais específica, dedicada apenas ao assento. Aí, para além de poder descrever livremente a experiência, poderá classificar o assento segundo o espaço para as pernas, capacidade de reclinação, espaço em largura, espaço do corredor e monitor.
Existe uma área específica do website para os aeroportos. As coisas funcionam mais ou menos como para as companhias aéreas. Os utilizadores descrevem a sua experiência, classificam o aeroporto segundo parâmetros e depois toda a gente pode ler e ter uma ideia geral do que vai encontrar.
Apesar do endereço ser airlinequality.com, este é na realidade o website Skytrax, que atribui os prémios de qualidade mais significativos no segmento do transporte aéreo.