mbt

MTP é o acrónimo de Most Traveled People. MostTraveledPeople.com é o website. Trata-se de um projecto que creio ser já bastante antigo (a considerar pelo aspecto obsoleto do design) dedicado aos maluquinhos das viagens que tenham também algum interesse por estatísticas e rankings, como calha a ser o meu caso.

O registo e utilização são gratuitos, o que poderá atenuar um pouco a crítica à péssima performance do servidor, que faz com que usar este website seja um pesadelo. Mas, como diz o povo, quem corre por gosto não cansa, e com alguma paciência é possível navegar pelo MTP.

A primeira coisa a fazer é introduzir os nossos dados, que é como quem diz, as nossas conquistas enquanto viajantes… onde é que já se esteve? Por vezes países não bastam… há que esmiuçar, indicar as regiões… quase sempre de uma forma bizarra…. porque é que a Polónia é apenas Polónia mas a África do Sul tem regiões? É evidente que do ponto de vista das contagens e dos rankings, que têm o valor que têm mas que neste website são tudo, quem for à África do Sul e der uma volta pelo país fica com muita vantagem sobre quem fizer o mesmo na Polónia. É um bocado absurdo, como o é que São Tomé conte uma unidade e Principe conte outra, mas Malta valha por Malta e Gozo. Uma curiosidade: apenas trinta e oito pessoas inscritas visitaram os 193 países reconhecidos pelas Nações Unidas. Destas, apenas três são do sexo feminino, e no clube dos totalistas encontram-se dois portugueses.

Há também a contagem de Unesco Heritage Sites visitados. Aqui nada a dizer, é linear. E existe ainda uma série de estatísticas para quem gosta destas coisas. Pode-se ver o clássico mapa mundo com os países visitados coloridos a verde, ou, se quisermos seguir a contagem por territórios, um mapa baseado em Google Maps que mos mostra a situação pessoal nesta perspectiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui