Não são serão muitos os que reagirão a este nome: Steve McCurry. Um ilustre desconhecido para o comum dos mortais. Mas quem está por dentro do mundo das viagens e sobretudo da fotoreportagem de viagem poderá associar o homem ao seu trabalho mais famoso. A rapariga afegã que foi capa da National Geographic Magazine e desde então alvo de inúmeros artigos, documentários e trabalhos de investigação. Sim, foi Steve McCurry.
Não é fácil descobrir quando nasceu. Por volta dos anos 50, diria. Em Filadélfia. Há décadas que trabalha para a prestigiada revista National Geographic Magazine e tem um vasto número de livros publicados. É um fotógrafo de referência, com imagens impressionantes, quase sempre centradas no elemento humano, à escala global. É verdade que rapariga afegã é a mais significativa das suas fotografias, mas provavelmente não será a melhor. É dificil falar sobre isto. À medida que se vai explorando os portfolios de Steve McCurry o fascínio vai crescendo.
E o melhor é que não é preciso investigar muito para ter acesso a uma exposição deste fotógrafo. No seu website privado, Steve McCurry, existe quase uma centena de galerias. São horas de deleite para quem quer que as explore. E para ir recebendo as novidades e renovar o prazer periodicamente, recomenda-se a subscrição de novidades no seu blog WordPress Steve McCurry.
Excelente fotografo com uma visão diferente do mundo. Para quem tem a oportunidade de o conhecer é fantástico o carisma e conselhos pessoais que dá. É ainda uma lição de vida, pois, tem uma deficiência de nascença na sua mão, e tem que se torcer o braço todo para tirar fotos. Tive aulas de fotografia no seu atelier na 5th Avenue em Nova Iorque há 10 anos atrás. Passear por Manhattan só eu e ele e foi sem dúvida um dos momentos marcantes da minha vida como pessoa que gosta de viajar. Grande abraço desde a África do Sul.