Os que como andarem agora na casa dos cinquenta e poucos anos, talvez se lembrem deste nome: Randal Kleiser. Um realizador de cinema que nos ofereceu um dos marcos cinematográficos da nossa adolescência, o filme A Lagoa Azul (1980).
Dois anos mais tarde estreou nas salas Summer Lovers – Amantes de Verão. Assisti à projecção no Cinema Roma. Naqueles tempos ia muito ao cinema e quando saí de casa e caminhei aquelas centenas de metros até ao Roma, não imaginava que iria ver um dos filmes marcantes daqueles doces anos de existência.
Summer Lovers era uma história criada para agarrar a audiência jovem. Tinha tudo o que era preciso: romance, sonho, sexo e… viagem.
Vamos à história, para quem não conhece o filme: Michael (Peter Gallagher) e Cathy (Daryl Hannah) são dois jovens norte-americanos provenientes de boas e abastadas famílias. Acabaram de casar e chegam a Santorini para a sua lua-de-mel. Tudo parece perfeito e como não o poderia ser quando se está naquela maravilhosa ilha grega.
Mas a relação dos dois jovens sofrerá um teste quando Michael se encanta com uma arqueóloga francesa que ali trabalha, iniciando-se um complicado triângulo amoroso.
Desde o início do filme que se estabelece uma ligação forte com o que seria o imaginário daquela geração. A aventura de verão, a praia, as festas loucas com um toque de amor livre. E que cenário melhor para tudo isto do que Santorini… ?
A banda sonora era algo que ficava no ouvido, sobretudo aquele tema dos Chicago, Hard to Say I am Sorry, até porque surgia num momento crucial do filme. Mas a música de Summer Lovers incluía outros temas de peso, como Just Can’t Get Enough, dos Depeche Mode e algumas músicas de Tina Turner e Elton John.
Summer Lovers gravou em mim uma série de referências. Sobre o que deveriam ser umas férias bem passadas, sobre o que desejaria e ansiaria para os próximos anos. E sobretudo, sobre o que deveria ser uma viagem em grande.
Quando surgiu em DVD, para aí em 2000, apressei-me a comprar uma cópia. Creio que apenas foi disponibilizado no mercado norte-americano, mas por essa altura a Amazon já operava milagres. Revi o filme e descobri que envelheceu bem. Os ingredientes estavam lá todos com uma frescura inesperada.
Mais tarde foi com muita excitação que viajei até Santorini, vinte e nove anos depois, e consegui encontrar a casa que no filme é alugada por Michael e Cathy para as suas férias de sonho. Deixei-me estar por ali um bocado, eu próprio perdido em sonhos, até que vi um senhor que regressava das compras, de bicicleta. É ele que agora ali vive.
Mais sobre Summer Lovers
Um artigo na Wikipedia e a sua ficha no IMDB. E aqui estão alguns clips no Youtube com cenas do filme: um | dois. O trailer official do filme e o tema Hard to Say I’m Sorry. Poderá comprar na Amazon USA o Blu-Ray ou DVD do filme, aqui.