Ultimamente têm aparecido alguns mapas do mundo onde teoricamente se podem consultar informações actualizadas sobre as condições em que cada país admite, ou não, turistas estrangeiros.
O problema é que uma boa parte deles não estão a ser actualizados como se desejaria, como é o caso do que foi criado pelo Kayak. A empresa não fica nada bem na fotografia.
Já em Junho a IATA (International Air Transport Association) lançou o seu mapa. Penso que neste momento é o mais credível. Na realidade, penso que é totalmente credível. O objectivo do mapa é oferecer uma ferramenta de trabalho aos associados da IATA, que em cada aeroporto têm que verificar que passageiros podem embarcar para onde e em que condições.
Ao sistema chamou a IATA de Timatic. Segundo Anish Chand, director assistente da organização, “à medida que a indústria da aviação civil se prepara para o reinício seguro das operações, os viajantes precisam de saber que países têm as suas fronteiras abertas e quais são as restrições que existem. Os viajantes podem confiar no Timatic no que toca a informação detalhada e precisa sobre viagens em tempos de pandemia.”
A base de dados Timatic é actualizada cerca de duzentas vezes por dia. Excelente iniciativa, que será certamente uma ferramenta essencial para o viajante nos tempos que se seguem.
Para ver o mapa click aqui.