Vou começar por falar da possibilidade de transportar no smartphone ou tablet o cartão de embarque (Ryanair e Easyjet). Não é propriamente uma novidade, mas experimentei esta funcionalidade pela primeira vez a semana passada, no regresso de Paris Beauvais. Ou melhor, tentei experimentar mas não correu bem. Nada de errado com a app da Ryanair (para além de não se compatível com a versão Android do meu Samsung Galaxy Gio, mas safei-me com o tablet), mas no aeroporto, pelo que percebi, ainda não está disponível a funcionalidade no controle preliminar de cartões de embarque. Não foi grave porque o pessoal foi bastante prestável e com a escolta da chefe de equipa fomos ao balcão de checkin e imprimiram cartões de embarque para nós sem qualquer encargo. De sublinhar que existe uma lista dos aeroportos ainda não dotados com os meios para lidar com cartões de embarque electrónicos e Paris Beauvais não é um deles (Agadir, Essaouira, Fez, Nador, Oujda, Marrakesh, Rabat, Tangier, Zaragoza, Alghero, Rome, Ciampino, Kefalonia, Volos). A informação oficial da Ryanair para questões relacionadas com cartões de embarque electrónicos, aqui.
Quanto à EasyJet, também oferece a mesma possibilidade, igualmente com uma pequena lista de aeroportos onde os velhos cartões de embarque em papel são ainda exigidos: Antalya, Corsica, Bodrum, Casablanca, Dalaman, Fuerteventura, Grenoble, Hurghada, La Coruña, Gran Canaria, La Rochelle, Menorca, Malta, Pristina, Marrakech, Sofia, Sharm El Sheikh, Tel Aviv, Moscow, Bergen e Belgrade. Mas a empresa inglesa trouxe uma nova dimensão ao conceito, possibilitando desde a última versão da sua app a digitalização do passaporte para apresentação na porta de embarque.
Esta coisa dos cartões de embarque electrónicos, para além de apaziguar o meu senso ecológico, dá-me uma sensação de segurança: em destinos mais remotos, posso sempre imprimir o cartão em papel, ficando com um backup. A verdade é que estou sempre com algum stress, levando a mão ao bolso, verificando a presença da folhinha mágica. Agora, com a Easyjet posso deixar o documento pessoal e o cartão de embarque impresso em ponto seguro da mochila e usar o smartphone ou telemóvel para os procedimentos de embarque.
Uma breve sobre a Ryanair para o anúncio da renovação do contracto de Michael O’Leary como CEO da empresa. Na realidade acho que a maioria de nós já terá dificuldades em imaginar a empresa sem o seu excêntrico líder. Apesar de de tempos a tempos O’ Leary falar do seu eminente afastamento a verdade é que se vai mantendo no leme.
Numa questão que nos tem mantido a (quase) todos com as antenas em pé, a liberalização do tráfego aéreo para os Açores e o início de operações para o arquipélago de Easyjet e Ryanair, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho afirmou existir agora entendimento entre o Governo Regional e o Governo Nacional para ultrapassar os pontos que estavam a retardar o desbloqueio da liberalização, estimando que no verão de 2015 tudo estará pronto.