Algumas novidades relevantes do mundo das companhias low cost: a primeira, que creio ser especialmente interessante, é sobre a entrada da Ryanair no mercado israelita. Até agora apenas a EasyJet e creio que a Wizzair operavam da Europa para este país do Médio Oriente. Mas agora as coisas vão mudar e aparentemente os preços vão descer. A partir da próxima época de Inverno, a companhia irlandesa operará três rotas para Israel, provenientes de Vilnius, Cracóvia e Budapeste (cidade que já se encontra ligada a Lisboa por low cost). Cada uma destas rotas terá dois voos semanais, com destino ao desconhecido aeroporto de Eilat Ovda, não muito longe da fronteira com a Jordânia, ou seja, na realidade estas rotas são também uma óptima alternativa para visitar este país árabe, até agora servido apenas pela Easyjet e a preços não especialmente atractivos, se bem que aceitáveis.
A Wizzair lançou uma versão em português do seu website, sendo que a nossa se tornou a 22ª língua. A Wizzair é uma das três grandes companhias low cost europeias, apesar de relativamente desconhecida no mercado português uma vez que a sua área de operações se foca no Centro e Leste Europeu. Mesmo assim iniciou em Março passado as suas operações em Portugal, com voos a partir de Lisboa.
Por fim, uma nota para assinalar uma nova rota da Easyjet a partir de Lisboa. Desta feita o destino é Lille, na França. As operações terão início em finais de Outubro, com três voos semanais (às Terças, Quintas e Sábados) e tarifas desde os 30 Eur.
Já agora, a Ryanair iniciou a sua presença no Facebook com a criação da sua página nessa rede social. A empresa irlandesa estava já presente no Twitter.