A Turquia prepara-se para reabrir as suas fronteiras aos turistas internacionais. Isto apesar da pandemia estar por lá ainda em números consideráveis, com cerca de mil novos casos diários. E se é verdade que se trata de um país com uma população de 80 milhões de habitantes, o que resulta em 2120 casos por milhão, inferior portanto aos 3491 de Portugal, também é verdade que está a efectuar relativamente poucos testes: 29 mil por milhão de habitantes, enquanto que por cá se estão a fazer 73 mil por milhão de habitantes.
As autoridades turcas não mencionaram limites à entrada de turistas no país, focando-se na lista de medidas de segurança previstas. É portanto um discurso focado à angariação de turistas, numa tentativa clara de se posicionar bem para a retoma do fluxo de turistas na época de verão.
Os turcos criaram um Certificado de Turismo Saudável, que se aplicará a uma série de aspectos da actividade turística. Este certificado será atribuído por “prestigiadas instituições internacionais”.
Este documento garantirá o cumprimento nos locais de medidas de higiene e distanciamento social.
Segundo o Ministro da Cultura e do Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, o programa cobre passos preventivos e protectivos nos meios de transporte aéreos, marítimos e terrestres e todas as instalações turísticas oferecerão condições de higiene adequadas aos seus trabalhadores e aos turistas.
Nos aeroportos e aviões, todos os passageiros terão que usar máscara desde a chegada ao terminal até à saída.