Ora bem, antes de mais um mea culpa: se este artigo tivesse sido publicado há uns dias, as passagens aéreas estariam cerca de 20 Eur mais baratas, mas acredito que mesmo assim se trata de um bom negócio, considerando a cotação dos bilhetes nos dias que correm. Um pouco de história: quando a Ryanair começou a voar para a Estónia e para a Letónia, para ai em 2009, havia bilhetes ao preço da chuva. Era coisa para se ir e voltar por 30 ou 40 Eur. Mas o panorama mudou, e no último ano tenho tentado chegar à Estónia sem conseguir encontrar opções a preços aceitáveis. Contudo, por alguma razão, a Ryanair está agora a oferecer esta ligação por cerca de 100 Eur, e é de aproveitar.
Basicamente existem duas possibilidades: Tallin, na Estónia, e Riga, na Letónia. Desta vez não vou considerar os aeroportos lituanos (Vilnius e Kaunas) por se encontrarem um pouco fora de mão e por ter que gerir o esforço de investigação para estes artigos. Ora como Tallin me interessa especialmente (a Estónia é um dos poucos países europeus que ainda não explorei), é por ai que vou começar.
Quem partir de Faro, tem fartas opções de datas, com os valores a não fugirem muito dos 100 Eur para a ida e volta. Vou dar apenas um exemplo:
Partida a 18 de Abril, regresso a 29 de Abril. 99 Eur. Faro – Manchester – Tallin e regresso no sentido inverso, tudo com Ryanair. Infelizmente a ligação não é muito cómoda, implicando pernoita no aeroporto de Manchester à ida, mas não à volta.
A malta do Porto, por coincidência, também tem a melhor saída no dia 18 de Abril, com regresso a 26 de Abril. Serão 110 Eur, com a chatice adicional de duas pernoitas em aeroporto. À ida, chega-se às 20:25 a Dusseldorf-Weeze e tem-se a partida às 6:55 do dia seguinte. No regresso, sai-se de Tallin às 21:40, chega-se a Milan Bergamo às 23:35 e logo pelas 6:55, saída para o Porto com chegada às 8:40.
Há agora que considerar a possibilidade de Riga. A capital da Letónia é uma cidade interessante, e as ligações por autocarro entre todas as capitais dos países bálticos são fáceis e económicas. E em termos de condições de viagem aérea as coisas são muito similares, pelo que a escolha deverá incidir sobre preferências pessoais. Vamos lá a ver…
De Faro, saída a 13 de Abril e retorno a 22 de Maio, 110 Eur. À ida, pernoita no aeroporto de Dusseldorf Weeze, e no regresso transbordo relativamente rápido em Frankfurt-Hahh. Tudo com Ryanair.
Já do Porto, não há grandes combinações, e será mesmo melhor optar por Tallin como ponto de entrada nos países bálticos.
Mais uma vez sublinho o facto de estes quatro aeroportos (Porto, Faro e Tallin e Riga) ofereceram posssibilidades de combinação quase infinitas. Claro que pode voar para a Estónia e regressar através da Lituânia, optimizando a viagem. É uma questão de estudar bem as soluções ou solicitar a minha ajuda 🙂
E há ainda mais um coelho a tirar de dentro da cartola. Quem está em Tallin, com toda a facilidade atravessa o mar e chega a Helsinquia, podendo adicionar a Finlândia aos países visitados. A passagem de ferry custa entre 50 e 60 Eur, ida e volta (podem ser comprados online, por exemplo, aqui, embora haja diversas companhias e agências a fazer a ligação e a vender os bilhetes: http://www.lindaline.fi/en/).
Em termos de ligações por autocarro, todas bastante baratas, mas nem por isso rápidas, há que trabalhar com a Eurolines. Com esta companhia viaja-se de Tallin para Riga e de Riga para Vlnius, haja vontade e tempo.
Informação Turística sobre a Estónia:
Informações Turísticas sobre a Letónia