A Wizzair é uma das três verdadeiras low-cost que opera na Europa e, até agora, a única sem operações em Portugal. Mas isso vai mudar em 2015! A companhia, sedeada na Hungria, anunciou o estabelecimento de uma primeira rota, ligando Lisboa a Varsóvia. Até ao momento o ponto mais ocidental da Europa onde chegava era Madrid. Para já – e provavelmente sem baixar mais – preço mais económico é de 49,99 Eur por percurso. Mas atenção, a Wizzair tem a repugnante práctica de taxação de bagagem de… cabine! Por isso há sempre que contar com mais algum dinheiro, a não ser que viaje apenas com uma malinha [muito] pequena.
Seja como for, é uma ligação muito conveniente, que permitirá aos portugueses alcançar uma parte da Europa que até agora implicava sempre uma complicada ginástica de combinação de voos e pernoitas em aeroportos. Agora tudo vai mudar, e com toda a comodidade poderemos acordar em Lisboa e adormecer em Varsóvia, cidade que só por si merece uma visita detalhada. E depois, é todo o centro da Europa ao alcance do viajante. Lviv, uma das minhas cidades favoritas, é alcançada por comboio a partir da capital polaca.
A Wizzair tem um importante hub em Varsóvia, o que significa a possibilidade de se chegar a países que só a Wizzair serve em termos de ligação low-cost, como é o caso da Georgia, e, creio, Montenegro e Bulgária. A verdade é que a Wizzair tem uma rede muito densa de ligações de baixo custa na Europa Central e de Leste (voa para cem aeroportos em trinta países), quase como sucede com a Ryanair na metade ocidental do nosso continente.
As ligações terão início a 31 de Março de 2015 com frequência bi-semanal, às Segundas e Sextas-feiras.